fbpx

A importância do bom gestor de vendas para fazer o marketing valer a pena

A vida de um gestor não é tarefa fácil. Afinal, não basta ter um marketing forte sem ter uma equipe de vendas consistente, não?

Coordenar a equipe, gerenciar treinamentos, contrações, definir metas e objetivos, conhecer e fazer com que a equipe conheça muito bem os produtos, medir resultados… Pensando em te ajudar a enxergar com mais clareza todos esses objetivos e desafios, preparamos uma lista com 7 dicas práticas para te auxiliar a gerenciar de forma correta sua equipe!

7 dicas para uma gestão em vendas eficiente

1. Lidere individualmente – Cada colaborador de sua equipe é único e com características únicas. Por esse motivo, não adianta você, gestor, aplicar uma forma de tratamento padrão, igual para todos eles. Entender de que forma funciona cada pessoa que trabalha sob a sua liderança é um baita desafio, porém, uma vantagem enorme no processo de liderança.

Saiba mais sobre TIPOS DE LIDERANÇA.

2. Valorize o tempo que se tem disponível – “Um gestor de vendas que sabe gerenciar e valorizar o tempo que tem disponível tende a aumentar os índices de produtividade da equipe.”
Que tempo é dinheiro, todo mundo já entendeu. É fundamental organizar bem o tempo de trabalho de cada colaborador, inclusive o seu, do gestor.
Isso não quer dizer, porém, que se deva exigir além da conta. Os tempos de descanso, de criação e de interação entre as partes da equipe é fundamental.
Porém, nesse aspecto, quando falamos de venda, o tempo é um fator decisivo. Entender as ETAPAS DE VENDA, para cada negócio, o tempo entre oferecer um produto ou serviço, passar o orçamento, cobrar retornos entre outros é muito importante.

3. Promova uma boa comunicação – A melhor coisa para que um colaborador avance é conhecendo suas metas e obtendo feedbacks práticos sobre seu trabalho.

Promova reuniões coletivas para feedbacks da equipe e também individuais, quando o assunto é restrito a aquela pessoa.

Por fim, faça o possível, claro, dentro de limites óbvios, para que sua equipe tenha o máximo de abertura com você gestor. Isso facilita muito correções e o avanço de maneira geral.

4. Incentive a colaboração – A troca de ideias, ajuda mútua e interação entre os membros da equipe é fator decisivo para o avanço dos projetos. Quanto mais cabeças pensantes envolvidas na solução de qualquer tarefa, melhor! Por isso, ajude a criar um ambiente de colaboração e menos de competição!

5. Padronize os processos de venda – Processos. A palavra que muitas vezes faz arrepiar aqueles de espírito mais livre, mais criativos, é fundamental para qualquer estratégia de vendas de uma empresa. Afinal, é somente através dela que será possível medir os avanços e criar formas consistentes de definir cada etapa do trabalho.

A padronização envolve a definição clara de quem deve fazer o quê, da sequência de atividades e dos resultados que se espera alcançar. E uma ferramenta que pode ser uma mão na roda é a criação de um playbook, que funciona como um manual a ser seguido pela equipe comercial.

6. Não sobrecarregue os colaboradores – Ninguém trabalha bem quando está sobrecarregado.
Estabelecer metas inatingíveis é extremamente desestimulante.
Conhecer quais estratégias e metas do segmento para um mesmo tipo de produto ou serviço é um parâmetro importante para definir as metas de sua equipe.
Preocupe-se em criar um ambiente leve e descontraído, porém, respeitoso e formal na medida mínima.

7. Invista na automatização – Além do esforço humano, investir na automatização é essencial para um melhor gerenciamento de vendas. A tecnologia tem que ser usada a seu favor!

Um software de CRM pode ser um forte aliado na sua gestão em vendas. Com esse sistema, você colocará o cliente como foco de todo o processo. Assim, fica mais fácil antecipar as necessidades dele para oferecer um atendimento mais eficaz, aumentando as suas taxas de conversão.

Além disso, você pode automatizar outras tarefas, integrando seu CRM com outros aplicativos que usa em seu dia a dia, tais como automação de marketing, gestão financeira, Slack, planilhas eletrônicas, meios de pagamento e muitos outros.




Olá,
Estamos atendendo normalmente,
Click aqui e fale conosco!